Depois de ontem, tenho ouvido muitos lamentos e falta de esperança. Sabemos que as sombras são grandes e poderosas e nos sentimos poucos e pequenos diante disso. Este quadro alimenta o pior dentro de nós: a tristeza, o desânimo, a doença, a melancolia e a vontade de nem sair da cama.

Com o tanto de gente que conversei, o que posso dizer é: não somos poucos. Somos muitos. Tem uma frase que alguns dizem que é de São Francisco de Assis: "Apenas um raio de sol é capaz de afastar a escuridão" (livremente adaptada por mim). Eu tendo a acreditar nisso.

Essa semana, quando comecei uma campanha de doação inspirada por pessoas que iriam visitar o lixão de Gramacho levando essas doações, senti certa resistência. Acredito que muitos pensaram que aquilo era muito pouco perto do que aquelas pessoas realmente precisam. E que isso talvez eu estivesse fazendo para EU me sentir melhor mas que para aquelas pessoas não seria nada. Mas se cada um colaborasse e falasse com um amigo que também colaborasse, seríamos muitos e talvez rapidamente poderíamos levar um pouco de alento e carinho a quem precisa. E pra muita gente, meus amigos, às vezes apenas um olhar, um abraço e um sorriso bastam. Nem precisa receber nada, mas saber que tem alguém que se preocupa. Apenas isso.

O problema do ser humano desesperançoso é acreditar que nada que ele faça possa melhorar o entorno. "Ah, que adianta somente eu no meu prédio praticar a coleta seletiva? Que adianta somente eu catar o lixo na praia? Que adianta somente nós acreditarmos no respeito ao próximo?". Bom, amigos, eu acho que tudo adianta. Qualquer ação é importante e tem reverberações.

Quando eu faço nas Rodas de Ho'oponopono frases para liberação das memórias coletivas, tenho certeza que também gera resistência interna. "Gente, mas será que isso adianta alguma coisa?". Na prática, amigos, eu não sei. Mas eu acredito no efeito borboleta, e a cada vez que nos reunimos pelo bem de algo, a luz e amor que exalamos é doada para o campo energético do planeta e melhoramos a vibração infinitesimalmente. Nossa, Bela, mas não é muito pouco? Pode ser mas de repente tem algum mentor ali trabalhando por perto precisando dessa luz para agir e não encontra em lugar algum porque está todo mundo pensando a mesma coisa.

Se você acha que uma fagulha é pouco. Experimente botar fogo num monte de palha seca usando apenas um fósforo. Nós que batalhamos para levar vibrações melhores para o país e para o planeta, não podemos nos abater. Não podemos deixar nossas fagulhas individuais apagadas pensando não estar dando em nada. Que a nossa chama possa acender outras chamas. Que a nossa luz possa levar alento e aplacar a escuridão. E não tem nada disso de sentir-se iluminada, não. Eu falo isso porque se você está vivo, respirando e consciente, você tem a luz e a chama dentro de você. Basta acendê-la e fazê-la vibrar. Pesquisem sobre a Chama Trina.

Amigos, estamos juntos e não podemos esmorecer. Para isso, eu preparei uma listinha de florais para sobrevivermos nesse tempo difícil. Podem entrar em contato comigo, que terei prazer em dar suporte gratuito a quem precisar nessa fase. Confiram abaixo:

Rescue remedy - para aqueles que ainda estão chocados e precisam recuperar a estabilidade emocional. Para os que se sentem fortemente abalados.

Grupo da Insegurança
Gentian - Para aqueles que desanimaram, mas ainda acham ser possível recuperar as forças.
Gorse - Para aqueles que não acreditam mais em nada. A fé morreu.

Grupo do Medo
Cherry Plum - Para aqueles que estão chorando muito, comendo muito, dormindo muito, estão sem o controle das próprias emoções.
Rock Rose - Para quem teve alguma reação de pânico e estourou sintomas no corpo como dor de barriga, taquicardia, hemorragias etc.
Aspen - Para quem está se sentindo tomado pelas sombras e está com muito medo das sombras desconhecidas.

Grupo da falta de Interesse
Wild Rose - Para recuperar a alegria e ânimo, sair da apatia.
Olive - Para quem está sem dormir e sem energia física para nada.
White Chestnut - Para quem a cabeça não para de pensar nisso.

Controladores
Vervain - Para quem está com muita raiva de quem pensa diferente e fica tentando convencer o outro a mudar. Ou não tente convencer mas está sofrendo muito com a opinião do outro.
Beech - Para quem está no auge da intolerância e não está suportando mais o entorno, vendo somente o mal que há no outro.

Sensível a opinão
Holly - Para quem estourou na raiva e ódio de tudo e todos e não está sabendo abrir o coração para ações compreensivas.

Desespero
Star of Bethlehem - Acho que todos nós precisamos desse para limpar o trauma dos últimos acontecimentos.
Larch - Para acreditar que podemos sim fazer algo, ser a diferença que queremos ver no mundo.
Willow - Para quem está se sentindo vítima das circunstâncias e está arrasado. Sentindo-se pessimista.
Sweet Chestnut - Extremos desespero e angústia, sem ver luz no fim do túnel.


Observações importantes:
Esses são alguns dos florais de Bach, use no máximo 6 essências por vidro.
Não coloque Beech, Vervain e Holly juntos. Tome apenas um de cada vez. Escolha o que fala mais alto agora. São florais mais "reagentes", digamos assim.
Os florais muitas vezes nos fazem liberar emoções escondidas, se tiver alguma reação mais dramática, pare o que está tomando e entre somente com o Rescue Remedy.
Se você nunca tomou floral, consulte um terapeuta. Pode falar comigo, se quiser.
Se está muito na dúvida, consulte um terapeuta.

Grande beijo e força para todos!

Meu email: belamedeirosterapeuta@gmail.com