Todos nós temos um lado que é luz e outro mais sombrio. Não significa dizer, como somos acostumados a pensar, que temos um lado bom, anjo, e outro mau, demônio.
Esses dois lados fazem parte de um equilíbrio necessário. E devemos lembrar que a parte “feia” (o umbral e as legiões “do mal”, por exemplo), que teimamos em achar que não faz parte do nosso mundo, não apareceu do nada. É fácil saber que tudo que se externaliza tem como origem algo interno.
É uma difícil tarefa assumirmos que temos um lado mais obscuro. Todo mundo quer ser bonzinho, quer fazer o melhor e acreditar que a sua porção luz está superando a de sombras. Mas somos sempre chamados pela vida a perceber que temos também esse outro lado.
Como nada é por acaso, em minhas leituras de fim de semana me deparei com dois títulos que falam sobre o tema. São livros espíritas:
a trilogia Legião, psicografada pelo médium Robson Pinheiro (ditado por Pai João) e o livro Dores da Alma, ditado pelo espírito Hamed, psicografado pelo médium Francisco do Espírito Santo Neto.
O último título analisa sentimentos como a depressão, o medo, a culpa, a mágoa, a rigidez, entre outros.
Os livros já entraram pra minha lista de leitura. Afinal, são sentimentos que estão frequentemente a nossa volta. Quando começar a ler. Trago novas opiniões sobre as obras.