Nós, seres racionais, devemos aprender muito ainda com os animais. Os nossos bichinhos de estimação queridos são tão ou mais inteligentes que muita gente por aí. Quem tem um cachorro ou gato como companheiro sabe que eles são capazes de reagir de forma incrível - até Deus duvida. São temperamentais, observadores e espertos. Outro dia, vi um vira-lata atravessando a rua na faixa de pedestre e ainda subiu a passarela. Alguém duvida de que ele sabia aonde estava indo?
Por essas e por outras é que procuro extrair do comportamento animal grandes lições para nossa suposta inteligência. Vamos a algumas delas:

Perdão - Você pode até brigar com seu cão. Mas tenha certeza que logo ele vai estar chamando sua atenção com carinhos e gracinhas. Os cães não guardam mágoas por muito tempo.

Altruísmo – Já viu alguém chegar em casa e pedir a atenção de um cão? Isto não é necessário porque o cão sempre oferece seu carinho mesmo sem ser cobrado por isso.

Amizade – Altas horas da noite e seu cão estará dormindo ao seu lado (se for um cãozinho de companhia) ou atento a qualquer ruído (se for de guarda). A qualquer movimento ele está desperto para acompanhar seus passos.

Bom humor – Ok, tudo bem, existem cães rabugentos. Mas eu não conheço um cão que acorde de mau humor. Meu cão me acorda numa alegria só. E muitas vezes quem acorda chata sou eu. Realmente, não vale a pena começar o dia de mau humor. É trazer muitas energias pesadas pro dia.

Esperança – A cada pessoa que entra no prédio ele realmente acredita que é alguém da família. Os cães nunca perdem a esperança de verem o quanto antes seus donos. Deveríamos fazer o mesmo com nossos sonhos.

Não é à toa que tem gente deixando herança milionária para o próprio cachorro.
São atitudes e sentimentos que valem a pena serem sempre cultivados e apreciados.