Esse é o Orgão do Mar, da cidade de Zadar, na Croácia. Uma brilhante idéia do arquiteto Nicola Basic. Trata-se de uma escadaria que segue na direção do mar. Por baixo dos degraus foram colocados tubos harmônicos, construindo assim um instrumento musical que toca a partir da pressão causada pelo vai e vem das ondas do mar.

O som é de uma beleza indecifrável, muito relaxante. No mesmo local, também é possível admirar um belo pôr-do-sol. Dizem que essa criação serve para amenizar as lembranças dolorosas desta cidade que sofreu com a 2ª Guerra Mundial.

O que achei mais interessante é pensar que tudo na natureza, além de ter uma frequência, também produz música. É redundante falar isso. Mas é incrível pensar que a natureza está cantando o tempo todo para nós e simplesmente não sabemos ouvir.

O que esse arquiteto genial fez foi possibilitar que o mar mostrasse sua presença através de música. Foi ajudar que reparássemos que aquele infinito vai e vem tem suas variações e que cada onda é única.

Assim também funcionam o vento, a força da Lua, do Sol e de tudo mais que for cíclico. E não consigo parar de achar isso tudo muito fascinante.



*O próprio arquiteto Nicola criou uma outra instalação muito interessante. Em inglês, se chama Greeting to Sun. Feito de placas que absorvem a energia solar durante o dia, o círculo cria desenhos sempre diferentes durante a noite. É muito bonito.