Chegou a hora. Mais um ano vai terminando e este é o momento de avaliarmos o que passou e projetarmos sonhos para o futuro. Embora o foco nesses momentos acabe sendo os planos pessoais, é inevitável pensar também no futuro da situação do planeta. O que pode acontecer que abalará o mundo? Desastres naturais, guerras, grandes embates políticos e sociais? O que nos espera?

Muitas vezes nos sentimos num barco à deriva. Como se não tivéssemos muito o controle de toda essa situação. Afinal, o que podemos fazer quando os poderosos decidem o destino sem consultar nossa opinião?

Toda a sujeira está sendo exposta. Cada vez mais enxergamos as estruturas que levam às grandes decisões e, principalmente, os interesses por trás delas.

A tendência é acabar lavando as mãos mesmo diante do incômodo gerado por essas decisões. Em alguns países vemos grandes reivindicações, mas, no Brasil, nem sempre isso acontece. Nem sempre as pessoas querem se comprometer.

Opa...acho que fui um pouco longe para uma mensagem de final de ano. Vamos do macro ao micro. Com o que você se compromete? Quais são as atitudes que podem modificar a sua vida e o seu mundo com que você realmente está comprometido?

Temos um mundo cheio de pequenas e grandes guerras, acontecendo logo aqui na esquina ou lá do outro do lado do planeta. Temos um mundo de fome e miséria e sofrimento, enquanto de outro lado existe a falsa felicidade de quem nem sempre por ter muitas conquistas materiais conseguiu alcançar sua verdadeira razão de ser.

Somos todos responsáveis pela família, pela sociedade e, finalmente, pelo mundo que temos. Talvez seja essa a grande missão desse novo momento. Não dá mais para fechar os olhos e fingir que não se sabe o que está acontecendo. Não dá mais para deixar alguém "acima" de você resolver os problemas, seja esse alguém seu parceiro, seu terapeuta, seu representante político, seu Deus.

Cada peça do grande quebra-cabeça faz diferença. Apenas uma peça torta e já não se completa o jogo. Sim, é difícil nadar sozinho contra a maré. E muitas vezes seremos mesmo os únicos a levantar e tomar alguma atitude. Faz parte.

Seja qual for a questão que você acha que deve ser resolvida em 2011, seja da sua vida pessoal ou do mundo, a resolução de todas elas parte de um mesmo lugar: você e sua vontade de realização.

Estamos todos inseridos num plano de oportunidades infinitas. Quando entendemos isso, tudo acontece. Acredite em você. Acredite em 2011.
Feliz Ano Novo!