Sei que estou sumida…mas a cabeça não pára* e muitos são os sinais para certos assuntos virem à tona em meus textos. Um desses temas recorrentes é o medo de errar. Quantas atitudes não tomamos, quantas mudanças deixamos de fazer por medo de errar?

Às vezes, está na cara que não estamos felizes, tudo indica que o caminho que estamos agora não é o ideal, mas a gente acha que as coisas ainda podem piorar. E aí vem a paralisia pelo medo. Muitas vezes eu já me senti assim, paralisada. Esperar para uma tomar uma decisão é natural, e até indicado. Mas, não tomá-la por medo pode tornar a emenda pior que o soneto. Muitas vezes só atrasamos nosso aprendizado.

É errando que se aprende. É experimentando que descobrimos os melhores caminhos e oportunidades. Os desafios surgem para nosso crescimento, e quem disse que o caminho só pode guardar más surpresas? Voto sempre por belas e surpreendentes novidades! Temos que fazer uma mudança com o espírito otimista.

Outro problema é a idealização do novo. Às vezes só aceitamos uma mudança se ela vier linda e perfeita como sempre sonhamos. Mas será que tem que ser sempre assim? Às vezes temos que começar por caminhos meio tortos até bater na porta certa. Por isso, na minha opinião não existem certos e errados, e sim um caminho... Pode ser que peguemos um caminho mais longo, mais difícil...mas, de repente, vai que ele mostra um atalho para uma coisa bem legal?

Saiu até uma matéria na capa da Você S/A chamada 'O que aprendi com meu erro', que cita a história de executivos que aprenderam com mancadas em suas carreiras. Como Rodrigo Dienstmann, executivo da Cisco, que no início da carreira aceitou participar de um projeto que é mundialmente conhecido pelos erros de planejamento e execução. Depois do ocorrido, ele incorporou os ensinamentos ao seu dia-a-dia de executivo e o caso hoje é estudado nos melhores MBAs do Mundo.

Ninguém está livre do erro, mas essa ainda é a melhor maneira de aprender. Por isso, vá sem medo. Se chegou a hora de tomar uma decisão, avalie os prós e contras, mas não se paralise por imaginar o que pode acontecer. Trabalhe com a realidade e com expectativas positivas. 'Positive-se' sempre!


*Este blog não segue o novo acordo ortográfico.


Florais indicados para momentos de mudanças e decisões**:

Walnut – Reforça a individualidade e ajuda em todos os momentos de grandes mudanças, inclusive físicas. Vai desde a mudança de casa, de profissão, até de fases da vida, como a adolescência, menopausa ou gravidez.

Scleranthus – Para quando estamos indecisos entre dois caminhos, duas opções. Ele faz recobrarmos o equilíbrio e encontrar o melhor caminho. Se a dúvida for amorosa, é melhor optar pelo Cherry Plum que esclarece o que sentimos pelo outro.

Cerato – É para quando não sabemos o que fazer e saímos perguntando a todos os amigos: O que eu faço? Já sabemos o que queremos, mas estamos sem firmeza. É o floral que reforça a intuição.

Wild Oat – Esse é mais voltado para o lado profissional e educativo. É o floral do propósito de vida, que nos ajuda a descobrir nossa vocação. Depois da decisão, também é importante para continuarmos na direção certa, perseverando.

**Esses são só alguns exemplos. Consulte um terapeuta floral para uma indicação personalizada. ;)