Outro dia me lembrei de um papo que tive com uma amiga ainda na faculdade. Estávamos divagando sobre para que servíamos. Qual seria nosso talento comercial pelo qual o mercado estaria disposto a pagar? Em nossa contabilidade não havia muitos deles. Ser boa filha, irmã e amiga não estava entre os pré-requisitos das vagas oferecidas. A universidade nos daria um título mas não nos oferecia o diferencial que iria nos fazer aparecer no meio da multidão.

Naquele dia entendi o quanto somos levados a crer que temos que ser sempre perfeitos e especiais, sem perceber que esse conceito parte de uma idéia fantasiosa divulgada pela mídia e comprada por todos. Acaba que sem querer nos pegamos nos subestimando por não ser tão bonitos, inteligentes ou talentosos quanto as pessoas de sucesso vendidas como ídolos.

E assim acontece com tudo. Passamos a vida tentando nos encaixar em papéis que talvez não sejam os nossos ideais. Até o comércio vive desses sonhos. Uma pessoa de sucesso tem uma TV de plasma na sala. Antes disso, o sucesso era ter uma TV das “antigas” de 29 polegadas ou mais. E assim todo mundo começa a juntar aquela grana para comprar o novo “sonho de consumo”. Parcelas a perder de vista já estão previstas. Tudo para se adequar à moda da vez.

Será que isso é mesmo necessário? Você compra algo para você ou para que os outros saibam e vejam? Você escolheu fazer algo que gosta? Ou apenas o que simboliza sucesso para os outros?

Enquanto nos basearmos na opinião do alheio, em optar por aquilo que apenas massageia nosso ego, ficará muito difícil encontrarmos com nós mesmos. Muitas vezes é preciso remar contra a maré para poder encontrar a sua verdade.

É preciso entender que somos capazes de ser felizes mesmo sem nos encaixarmos em um padrão. Até porque o padrão muitas vezes é mentiroso. As imagens vendidas muitas vezes são fabricadas e fora da realidade. Precisamos dar valor ao que a vida nos deu, mesmo que os nossos dons não sejam aqueles que estão nas revistas e nas vagas dos jornais. Quantos casos ouvimos de pessoas que transformam suas vidas apenas por seguirem aquele que é seu maior talento? Mesmo que este talento não seja à primeira vista algo rentável.

Acredite nos seus potenciais. Ninguém está aqui à toa. Antes de procurar lá fora. Olhe um pouco para dentro e enxergue a mina de ouro que está em suas mãos.