9 de Espadas

A semana passada foi regida pelo 2 de Ouros. Foi bem agitada como o arcano já previa; o destino jogou seus dados, movimentações foram feitas e, agora, aguardemos as consequências. Tão movimentada que nem parei para escrever sobre ele. Saímos da movimentação no mundo externo, um dos significados do 2 de Ouros, e partimos para o caos no mundo interno, representado pelo 9 de Espadas.

Significado do 9 de Espadas

Cabrum! O 9 de Espadas simboliza uma baita tempestade mental. Angústia, dor e sofrimento. Frequentemente, esta carta traz uma figura que mistura o elemento ar com o elemento da água. Algumas cartas trazem inclusive o sangue em destaque. Isso tudo para mostrar que o sofrimento do 9 de Espadas é intenso e mais do que só mental, ele é emocional e não tarda somatizar: afetando o corpo.

Toda vez que vejo o 9 de Espadas num jogo eu vejo um alerta. O sofrimento do 9 de Espadas adoece, enlouquece, desequilibra. Por isso, precisamos agir para entendê-lo, expurgá-lo, transmutá-lo. Tudo. Menos ficar carregando essa dor como estandarte. É a carta também dos sofrimentos sem razão concreta. Geralmente, o fato já ocorreu, não está mais ocorrendo e nem vai voltar a ocorrer. Mas estamos carregando as cicatrizes, as mágoas, as dores, as preocupações. Só quem pode nos libertar dos nossos sofrimentos somos nós. Seja curando, libertando, perdoando, ou, simplesmente, aceitando esse sofrimento para poder transformá-lo.

Continuando na linha do "sem razão concreta", o 9 de Espadas é a carta da caraminhola, do chifre em cabeça de cavalo, da paranoia. Criamos mil problemas, confusões, argumentos que estão lindamente hospedados em castelos de areia. Não custa para descobrirmos que esses pensamentos só nos causarão problemas e angústia, que não são reais. São ideias criadas, construídas e alimentadas apenas pelo nosso pensamento, sem menor fundamento em fatos.

Às vezes, vale a pena se perguntar: quais são os fatos que sei sobre isso? O que realmente existe e me foi dito, informado, esclarecido? E o que é apenas minha opinião, ideia, intuição? Será que tem razão de ser?

9 de Espadas e a Espiritualidade

Além dos padrões e sofrimentos guardados de outras épocas, o 9 de Espadas traz também a ideia de miasmas ou influências energéticas que acabam por nos tornar negativos. Mas antes de botar a culpa nos obsessores, vamos ver se nós mesmos não somos responsáveis por baixar o nível energético e atrair aquilo que mais tememos. Somos responsáveis por elevar nosso campo vibracional, para que não fiquemos a mercê de pensamentos, energias ou influências ruins. O orai e vigiai serve mais é para nós mesmos. Não é para vigiar o próximo não. É para vigiar a energia que estamos emitindo.

O 9 de Espadas vem nos dizer que o pior inimigo que temos mora dentro de nós e o estamos  alimentando com nossas próprias mãos.

Cuidem-se! E atenção às armadilhas da mente!

beijocas

Bela Medeiros
belamedeirosterapeuta@gmail.com

Imagem: Shadowscapes Tarot