O interminável ciclo da vida. Quem está acima amanhã pode estar abaixo e vice-versa. Refletindo sobre esta carta do tarô, cheguei à conclusão de que muitas vezes perseguimos um ideal que nunca chegará: o da felicidade completa e perfeita, o de uma vida sem problemas, dúvidas, desafios. Quando estamos bem temos vontade de parar o tempo, não é mesmo? Cultivando a idéia de que existe um mundo em que só exista fruição e prazer, delícias e amores cor de rosa. E, então, por vê-lo cada vez mais distante, muita gente se deprime por achar que realmente alguém no mundo vive essa realidade, mas que não chega nunca pra si próprio.

Não é questão de ser pessimista, não. Muito longe disso. Eu acredito realmente na felicidade! Mas não nessa felicidade surrealista e sim na felicidade real. A felicidade do dia-a-dia, dos desafios que surgem de repente, daquilo que não podemos controlar, mas que vem a nós sempre - tenham certeza disso - para nosso crescimento.

Todas essas viradas são representadas no tarô pela Roda da Fortuna, que vem nos ensinar que só podemos prever que tudo é absolutamente imprevisível. Pra sorte ou para o revés a roda gira e transforma tudo o tempo todo. Então, se não existe esta tão perseguida estabilidade, para que se preocupar tanto?

Aproveite os bons momentos. Mas não se apegue a eles porque eles também passam. Apenas usufrua enquanto puder e espere o novo de portas abertas. E se o momento estiver ruim, lembre-se que a Roda também pode girar a seu favor e mudar tudo de um instante para o outro. Alguém pode bater a sua porta com aquela proposta de trabalho. Ou aquela pessoa que você tanto espera pode aparecer. Ou ainda quem sabe receber uma graça, um presente, uma notícia de quem está longe? Amigos, tudo é possível!

Esta é uma mensagem positiva como a Roda da Fortuna, que diz que mesmo que a mudança não pareça tão boa a princípio, ela é para o nosso próprio bem. Lembre-se que a felicidade não está lá no final do caminho. Mas sim no presente, no ato de caminhar. Então, se a Roda girar, lembre-se de que no fundo faz parte de seu aprendizado e que tudo está em sua mais perfeita ordem. Seja feliz!