Adoro sincronicidades e hoje aconteceu uma bem interessante. Estou em um momento de busca de verdades interiores. Aquelas que estamos acostumados a esconder debaixo de diversas camadas culturais, etc. Às vezes fica muito difícil descobrir o que realmente se quer.

Antes de dormir fiz algumas orações pedindo por essa verdade e que principalmente eu conseguisse enxergá-la. Hoje vim trabalhar e "por acaso" tive que passar por um estacionamento que geralmente não faz parte do meu caminho. Ao encostar na grade, vi que um pássaro tinha voado. Olhei achando que era um pombo ou coisa assim. E, para minha surpresa, era uma corujinha. Ela entortou o pescoço e me encarou, como se dissesse: quem é você que me assustou?

Fiquei muito surpresa porque não me lembro de ter visto antes uma coruja de perto. Comecei a rir com a surpresa. E fui pesquisar sobre o significado das corujas. E advinha? Tudo a ver com os meus pedidos.

Achei no site Terra Mística o seguinte texto sobre o significado das corujas para o xamanismo (crédito para Tatiana Menkaiká):

A coruja conecta com todas as partes do ser, e permite vencer o temor e aprender a qualidade da consciência do existir e do fluir em todos os níveis.

A coruja traz como significado "o ver a totalidade", ou seja, ela, através da sabedoria, nos dá a possibilidade do ver as coisas na sua totalidade, o consciente e o inconsciente. Esse animal tem a capacidade de ver na escuridão, o que significa também ampliação dos limites da percepção. A coruja conecta com todas as partes do ser, e permite vencer o temor e aprender a qualidade da consciência do existir e do fluir em todos os níveis.

Os poderes da coruja são a clarividência, a projeção astral e a magia. Na essência, a coruja vê o que os outros não vêem, e pode ter mais percepções a respeito de outras pessoas do que de si mesma. Mas mesmo assim, o poder desse animal pode ser invocado para que a pessoa desperte a capacidade de olhar para si mesma, em busca de uma visão mais íntegra a respeito de si, ou de aspectos que ainda permanecem obscuros e precisam ser vistos.

Na tradição Guarani, o Grande Espírito, Pai-Mãe Criador, Ñamandu, manifestou-se na forma de um colibri e também na forma de uma coruja, criando a sabedoria.



No site Xamanismo Ancestral, achei a seguinte definição:

CORUJA

A Coruja é um dos passáros mais controversos, que evoca uma série de associaçoes que vão desde morte e medo até sabedoria, proteção e vitória.

Muitas tradições xamânicas vêem na Coruja o símbolo da morte. No entanto, ela nos fala de mudanças e transformações e nos ajuda a superar o medo da transformação que chamamos morte.

A Coruja é uma silenciosa caçadora noturna, que percorre a mais densa floresta. Embora mais conhecida por sua aguçada visão noturna, ela enxerga muito bem à luz do dia.

No Xamanismo Ancestral existe o Clã da Coruja, que rege o elemento Ar. A Coruja é a passagem para o desconhecido. Esta ligada à verdadeira alquimia, que consiste em pegar o material bruto de que somos feitos e nos transformar em ouro alquímico - a pedra filosofal, a iluminação.




Vale a pena observar sempre o que acontece à nossa volta. A gente pede e o Universo vai respondendo da sua forma. E, acima de tudo, vale a pena pedir. Olhos abertos para os sinais da vida!